Prefeitura de Diadema inicia mutirão para zerar fila de 120 mil pessoas que aguardam por exames
Taka disse que percorreu algumas unidades de saúde e encontrou pessoas que estavam aguardando há 2 anos por um exame.
DIADEMA – Cento e vinte mil pessoas estão na fila aguardando por exames na cidade de Diadema, no Grande ABC. A informação foi confirmada pelo prefeito Taka Yamauchi, durante entrevista coletiva no sábado (1º).
O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Aos profissionais da imprensa, Taka afirmou que o objetivo da Força-Tarefa na Saúde é zerar a fila de exames e consultas de moradores que aguardam por atendimento. Ele disse que a primeira fase do mutirão será realizada durante todo o mês de fevereiro e vai mais que triplicar a capacidade de realização de exames, passando de 3 mil para 10,5 mil por mês.
O chefe do Executivo explicou que a força-tarefa é realizada no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso e em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nesta primeira fase, serão oferecidos exames de raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodopplercardiograma e mamografia, além de consultas ginecológicas, ortopedia (adulto e pediátrica), cardiologia (adulto e pediátrica) e oftalmologia geral”, comentou.
Taka disse que percorreu algumas unidades de saúde e encontrou pessoas que estavam aguardando há 2 anos por um exame. Outras pessoas disseram que estavam há três anos sem atendimento, demostrando um desrespeito para com o cidadão.
Serviço
O Quarteirão da Saúde abrirá em todos os sábados do mês, das 7h às 19h, além de dobrar a capacidade de atendimento de segunda a sexta-feira. No mutirão, logo após a realização dos exames ginecológicos, a pessoa já sairá com o laudo e passará em consulta com médico ginecologista.
As Unidades Básicas de Saúde Nogueira, ABC, Paulina e Parque Real, que já oferecem ultrassonografia uma vez por semana, passarão a realizar exames três vezes na semana e também aos sábados, das 7h às 19h, durante o mês.
O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, destacou a Força-Tarefa como uma das ações prioritárias para os 100 primeiros dias da gestão.
“Encontramos um cenário com mais de 120 mil exames e consultas com especialistas parados nas filas. Daremos início imediato a medidas estratégicas para reduzir essas filas pela metade e, em seguida, eliminá-las por completo”, afirmou.
Nas próximas fases, além dos exames e consultas já mencionados, serão incluídos tomografia, endoscopia, colonoscopia, consultas especializadas de dermatologia, endocrinologia, neurologia (adulto e infantil), proctologia, reumatologia, otorrinolaringologia e urologia.