Prefeitura de Mauá define local para a construção da quinta UPA
Ainda segundo Marcelo Oliveira, a nova unidade será essencial para atender a uma região.
MAUÁ – O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), anunciou na manhã desta segunda-feira (6) que já definiu o local para a instalação da quinta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município. O terreno, da própria Prefeitura, tem mais de 1.300m² e está localizado na Rua Cezário Parmegiani, no Jardim Santa Lídia. A expectativa de investimento é de cerca de R$ 8,2 milhões, através de recursos que virão de emenda parlamentar e também do tesouro municipal.
“Era uma promessa que estava no plano de governo que apresentamos na campanha de 2020. Mauá já passou dos 500 mil habitantes e, segundo determina o Ministério da Saúde, o ideal é ter uma unidade de pronto atendimento a cada 100 mil, então nós trabalhamos para viabilizar a concretização desse sonho da população”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira (PT).
O chefe do Executivo informou que as emendas destinadas à saúde são enviadas por meio do MAC (Financiamento da Média e Alta Complexidades) e do PAB (Piso de Atenção Básica). A partir do recebimento, a Prefeitura decide o destino das verbas.
“O dinheiro que está vindo através do MAC será utilizado para a construção da UPA. Nós pedimos as emendas e, com elas chegando, decidimos utilizar com isso. Pode até vir recurso do Ministério da Saúde e do governo do Estado futuramente, mas estamos adiantando o processo com as emendas. Esperamos inaugurar a quinta UPA no ano que vem”, disse.
ESSENCIAL
Ainda segundo Marcelo Oliveira, a nova unidade será essencial para atender a uma região que, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem cerca de 112 mil habitantes.
“É uma importante reivindicação dos moradores de bairros como Parque das Américas, Jardim Itapark e Flórida, que normalmente se deslocam até as UPAs Vila Assis ou Barão de Mauá, quando precisam de um médico”, explicou.
Ao longo dos próximos dias, técnicos das secretarias de Governo, Saúde, Obras e Planejamento Urbano irão se reunir para definir detalhes do projeto, que, de acordo com a Prefeitura, já está sendo elaborado