Prefeitura de Mauá deve entregar Praça da Cidadania com presença de Tarcísio
O evento contará com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O evento foi confirmado pelo prefeito.
MAUÁ – Os moradores de Mauá receberam o primeiro presente de Natal. Durante uma coletiva para anunciar o calendário de ações, inaugurações e celebrações pelo 70º aniversário da cidade. O prefeito Marcelo Oliveira (PT) confirmou, nesta terça-feira (26), a entrega da aguardada Praça da Cidadania de Mauá, marcada para o dia 12 de dezembro.
O evento contará com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Criado pelo Fundo Social de São Paulo, o programa visa oferecer espaços de convivência que integram esporte, cultura e lazer para a comunidade.
Além dos benefícios culturais e de lazer, a Praça da Cidadania oferecerá mais de 20 cursos de qualificação profissional nas áreas de beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, informática, construção civil e administração.
Em 2021, o governo estadual anunciou a criação de unidades do programa em três municípios do Grande ABC: São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá. Na ocasião, o ex-governador João Doria (PSDB) revelou investimentos de cerca de R$ 5 milhões por unidade.
Prazo Atrasado
Embora o prazo inicial de entrega das unidades fosse até o final de 2022, dois anos depois, nenhuma delas havia sido inaugurada. Contudo, o atual governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu, no início de novembro, a inauguração das praças até 2025. Na região, Santo André já possui uma unidade no Jardim Santo André, mas aguarda melhorias estruturais e modernização pelo governo estadual para retomar e expandir as atividades.
“Foi um processo muito rápido. Além do diálogo direto entre a Prefeitura e o governo estadual, tivemos cuidado com a documentação, entregando tudo no prazo e acompanhando de perto. O que facilitou a aprovação do projeto e agilizou bastante o processo, evitando os atrasos que frequentemente impedem o andamento de obras nas cidades”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.
“A licitação foi realizada rapidamente e a obra já foi concluída. Comparando com outras cidades, vejo isso de forma muito positiva, já que muitas obras ainda nem terminaram e já enfrentam problemas como vandalismo”. A Praça da Cidadania de Mauá estará localizada na Rua João Batista de Lima, 231, no Jardim Éden.
LOCAL
A Praça da Cidadania de Mauá fica no bairro Jardim Éden, em uma área de fácil acesso, com frente para a Estrada do Carneiro, em uma região de alta vulnerabilidade social. O espaço ocupará um terreno de 6.404 m² e contará com dois níveis principais interligados por rampas e escadarias. Entre as atrações da praça, estarão uma quadra de futebol society, uma quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parquinho infantil, pista de skate, arena ao ar livre, pista de caminhada e área de jogos.
Além disso, a Praça abrigará a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, oferecendo salas para cursos de gastronomia, beleza e bem-estar, esterilização, moda e arte, informática, Banco do Povo/CIC. Além de espaços multiuso, administrativos, copa, lavanderia, depósitos e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e o canteiro da Escola de Construção Civil. Para minimizar o impacto ambiental, a Praça contará com jardins de chuva para retenção e infiltração da água pluvial, iluminação em LED e pisos semipermeáveis. O prédio da Escola de Qualificação Profissional contará com um sistema de captação e reutilização da água da chuva.
“O espaço já está sendo aproveitado pela comunidade, com pessoas jogando futebol e utilizando as áreas disponíveis. Temos conversado com os moradores e vejo com otimismo o fato de termos sido um dos primeiros a concluir e oferecer essa estrutura. O mais positivo é que não houve custo direto para o município, pois nossa contribuição foi a doação do terreno”, concluiu o chefe do Executivo.