Prefeitura de São Caetano realiza Fórum sobre Educação no Trânsito
o Brasil foi o terceiro país que mais matou no trânsito em 2018, quando foi criado o Pnatrans.
SÃO CAETANO – A Prefeitura de São Caetano do Sul promoveu o Fórum sobre Educação no Trânsito, em virtude do Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes. O evento foi realizado nesta segunda-feira (15), no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (Cecape) Drª Zilda Arns, no Bairro Barcelona.
O vice-prefeito, Carlos Humberto Seraphim, participou do ato representando o prefeito José Auricchio Júnior, e ressaltou a importância do evento. “Traz melhoria e conscientização com relação à prevenção de acidentes. Uma integração que visa tornar o trânsito da nossa cidade cada vez mais seguro”, comentou.
“Estamos promovendo diversas ações educativas nas escolas, nos bairros e junto a motoristas, ciclistas e pedestres. Então, é muito importante trazer esses debates com especialistas para criarmos um trânsito mais seguro”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Diego Santos Vido Faria.
De acordo com dados apresentados no Fórum, o Brasil foi o terceiro país que mais matou no trânsito em 2018, quando foi criado o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito). Cerca de 30% das mortes foram reduzidas de 2011 a 2021, porém a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu como meta diminuir as fatalidades em 50%.
“Houve uma mudança de cultura, onde nenhuma morte é aceitável. Embora dificilmente chegaremos à morte zero, jamais iremos naturalizar as mortes no trânsito. Ações como essa são necessárias para que consigamos reduzir os acidentes fatais”, observou o palestrante Julyver Modesto, que abordou o planejamento estratégico para ações de fiscalização de segurança nas ruas.