Prefeitura de São Paulo inicia distribuição de 1 milhão de máscaras em terminais de ônibus
O prefeito e o governador continuam mantendo o uso como recomendação e descartam retomar a obrigatoriedade, mesmo com alertas.
SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo iniciou a distribuir de 1 milhão de máscaras descartáveis em todos os 32 terminais de ônibus da capital, na manhã desta segunda-feira (21). A ação acontece das 7h às 10h, após o estado registrar alta de casos de Covid-19.
Mesmo com alertas de especialistas, o prefeito e o governador continuam mantendo o uso como recomendação e descartam retomar a obrigatoriedade. A prefeitura recomenda que todas as pessoas usem máscaras em ambientes fechados e em aglomerações, como transportes públicos – ônibus, metrôs, trens, carros por aplicativos e nas respectivas estações.
Nesta segnda-feira, o primeiro lote com 500 mil máscaras foi entregue e a expectativa é receber um novo lote para distribuição na terça (22).
Cada usuário recebeu uma máscara. Cada região conta com equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e profissionais de zoonoses do território dos terminais, para apoio das atividades educativas e abordagem da população.
Além da distribuição de máscaras, os usuarios recebem orientações de prevenção à Covid-19 com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, bem como a importância da vacinação.
Também haverá postos de vacinação contra a doença para as pessoas com mais de 3 anos em seis dos terminais:
- Terminal Santo Amaro (Zona Sul);
- Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte);
- Sacomã (Zona Sul);
- Parque D. Pedro (Centro);
- Itaquera (Zona Leste);
- Pinheiros (Zona Oeste)
No último dia 15 de novembro, o estado de São Paulo voltou a registrar mais de 300 novas internações por dia de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 pela primeira vez desde 27 de julho deste ano, sendo a média mais alta em quatro meses.