Prefeitura entrega reforma do Centro Hospitalar Municipal de Santo André

A reforma do hospital se estende por diversos departamentos, incluindo a implementação de videolaparoscopia para cirurgias avançadas.

A unidade tem 110 anos de fundação. (Foto | Reprodução)

SANTO ANDRÉ – A Prefeitura de Santo André entrega nesta quinta-feira (17), a reforma do Centro Hospitalar Municipal (CHM). A unidade tem 110 anos de fundação.

A reforma foi intensificadas em 2022 e tem sido feitas por etapas – e mesmo assim o equipamento já contabiliza aumento no número de cirurgias.

Somente em 2023, 11.184 pacientes foram admitidos no CHM, e 5.600 cirurgias foram realizadas com sucesso na instalação, com uma média de 933 cirurgias por mês. Essa conquista é mais que o triplo do número de procedimentos cirúrgicos realizados em 2017, quando a média mensal era de apenas 281. Na comparação com 2022, também houve aumento – já que a média mensal do ano passado foi de 519 cirurgias por mês.

O projeto de reforma garantiu uma infraestrutura melhor do hospital, mas também envolveu tecnologia, comodidades modernas e cuidados centrados no paciente. A fachada foi completamente revitalizada, com nova iluminação e lanchonete anexada à entrada principal promete atender tanto os visitantes quanto os funcionários, aprimorando ainda mais o ambiente do hospital.

“O CHM é um patrimônio da nossa cidade e entregar esse hospital centenário todo reformado e modernizado é um orgulho para nós e todos os andreenses. O padrão de qualidade não deve nada a nenhum hospital particular. Ainda estamos investindo em capacitação em busca de um atendimento cada vez mais humanizado e focado na solução dos problemas dos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Gilvan Junior ao site Diário.

A reforma vai além de mudanças infraestruturais, segundo a administração. Os processos de trabalho estão sendo refinados, e os esforços de humanização estão sendo expandidos. Essas melhorias alcançaram todos os cantos do hospital, incluindo a sala de emergência, o centro cirúrgico, a brinquedoteca, as clínicas médicas, a unidade de trauma, a ala de psiquiatria, a cozinha, a administração, a farmácia e a lavanderia. 

Problemas crônicos, como vazamentos e infiltrações, estão sendo resolvidos, juntamente com a substituição dos antigos elevadores frequentemente com defeito por novos modelos de última geração. Além disso, a instalação de modernos elevadores de carga garante um transporte mais rápido e seguro de pacientes e funcionários.

A reforma do hospital se estende por diversos departamentos, incluindo a implementação de videolaparoscopia para cirurgias avançadas. Além disso, a cozinha, a lavanderia, a farmácia e outras áreas essenciais passaram por melhorias. Corredores foram redesenhados e reforçados para segurança máxima, enquanto os espaços foram reorganizados para otimizar a acessibilidade e o fluxo.

Outras etapas da reforma do CHM já foram concluídas, como a renovação do Centro de Diagnósticos, com o aumento do número de salas de ultrassonografia de duas para quatro; a modernização do Centro Médico de Especialidades; a expansão da sala de emergência; e o estabelecimento de uma nova Unidade de Terapia Intensiva, aumentando o número de leitos disponíveis.

Leia mais:
Deixe seu comentário