Preocupados com seu estoque, Banco de Sangue de Santo André faz apelo

Final de ano chegando, e com poucas doações, e preocupados com o estoque, o Banco de Sangue de Santo André fez um alerta.

SANTO ANDRÉ – O Banco de Sangue de Santo André (GSH) fez um apelo à população neste mês, alertando sobre a queda nos estoques de sangue no fim do ano, o que resulta em um quadro crítico e de esgotamento dos tipos sanguíneos O- e A-.

Janaína Ferreira, responsável pela captação de doações do GSH, explica que, além da diminuição nas doações, espera-se um aumento na demanda durante este período. “Frequentemente, a necessidade é ainda maior devido aos acidentes nas estradas, especialmente durante as festas e férias escolares. Pacientes com anemia falciforme, em tratamento contra o câncer, vítimas de acidentes e aqueles que precisam de cirurgias dependem das bolsas de sangue para continuar seus tratamentos”, alerta.

COMO COLABORAR

Para doar sangue, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:

Apresentar um documento oficial com foto (como RG ou CNH);

Além disso, ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ocorrer até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e a presença de um responsável legal no momento da doação);

Estar em boas condições de saúde;

Pesando no mínimo 50 kg;

Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas;

Não é necessário estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos. Além disso, quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar 12 meses para doar, conforme critérios da instituição, com exceção de tatuagens ou piercings na região genital ou na boca, caso em que o prazo é de 12 meses após a remoção.

OUTROS REQUISITOS

Outros requisitos incluem não ter tido Doença de Chagas ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). E não ter realizado endoscopia ou procedimento endoscópico nos últimos 6 meses. Para pessoas diagnosticadas com diabetes, é recomendado que os níveis estejam controlados e que não haja uso de insulina.

Em caso de gripe ou resfriado, é necessário aguardar 7 dias após a cessação dos sintomas e do uso de medicação. “Também é preciso esperar 48 horas para doar caso tenha recebido a vacina contra a gripe, desde que não apresente sintomas”, complementa a nota do GSH.

Leia mais:
Deixe seu comentário