Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Santo André

Santo André confirma primeiro caso da varíola dos macacos, o homem de 36 anos esteve na Europa e sentiu os sintomas ao retornar.

Reprodução Reporte Diário

SANTO ANDRÉ – Na última terça-feira (22), foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade. O homem, de 36 anos, estava na Europa e após retornar ao Brasil apresentou sintomas da doença e buscou atendimento em um hospital de São Paulo.

Após testes realizados, foi confirmado o resultado positivo. O paciente está sendo monitorada pelo Departamento de Vigilância à Saúde, segue em isolamento domiciliar, estável e bem de saúde.

Em nota encaminhada pela Secretaria de Saúde, eles informaram que os profissionais de Santo André estão capacitados para lidarem com a doença. Além disso, receberam todas as informações necessárias sobre os protocolos, logísticas e fluxos sobre os casos.

Andréia de Conto Garbin, que é diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, explicou sobre a situação. “Temos orientado a rede pública e privada sobre a identificação oportuna dos casos suspeitos de varíola símia, de acordo com os documentos técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, antes mesmo da confirmação do primeiro caso da doença no Brasil”, relatou.

Os sintomas da doença são erupção cutânea, que começa no rosto e passa para outras partes do corpo, dores de cabeça, febre, exaustão, calafrios, dores musculares, dor nas costas, entre outros. A transmissão é entre humanos, através de gotículas, materiais contaminados ou fluídos corporais.

Deixe seu comentário