Ribeirão Pires passará por novas eleições para prefeitura em 2024 após dois anos
Município da região metropolitana, voltará as urnas depois de já terem votado em dezembro de 2022, após Clovis Volpi ter seu cargo cassado.
RIBEIRÃO PIRES – O município voltará 675 dias depois para as urnas, para escolher um novo prefeito, já haviam feito isso em 2022, após Clovis Volpi (na época, no PL, atual PSD) ter seu cargo de prefeito cassado meses antes por irregularidades nas contas do Poder Executivo em 2012, que foram indeferidas pela Câmara.
Enquanto que os outros munícipes da região, vão eleger quatro anos depois seus prefeitos, a cidade será a única a mudar de prefeito, em 11 de dezembro de 2022, Ribeirão passou por uma eleição suplementar para definir quem assumiria o comando da Prefeitura após a cassação do até então prefeito na época.
Em 2024, cinco nomes se colocam como pré-candidatos. Guto Volpi (PL) que venceu o pleito suplementar há dois anos atrás, busca a reeleição. Irá enfrentar um grupo parecido com o que tinha de seus adversários a época em 2022. O atual prefeito, ainda conta com Rubão Fernandes (PL) como vice e tenta ter sua imagem próxima com a do atual governador do estado Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).
Seus opositores são Gabriel Roncon (PP), que na época foi o segundo mais votado, e Amigão D’Orto, terceiro, formam uma dupla de pré-candidatos a prefeito e vice, visando um cenário de oposição do atual comando do Paço. Gabriel foi vice na gestão de Kiko Teixeira, e Amigão vice na gestão de Clovis Volpi.
Renato Foresto (PT) foi o escolhido para a pré-candidatura à prefeitura, representando a federação Brasileira da Esperança (PT/PV/PCdoB). Essa será a segunda vez que o ex-vereador vai disputar o comando da cidade.
O consultor tributário Ricardo Abilio (Novo) é outro grande opositor, que pela primeira vez se pré-candidata à prefeitura de Ribeirão Pires. Ricardo será o representante do Partido Novo, e já teve como cargo o de secretário de Finanças em Mogi das Cruzes, e visa ser uma terceira via.
E outro nome que também está na disputa, e tem seu nome conhecido é o empresário Cesar do Canoa (Mobiliza), ex-tucano, trocou o partido PSDB pelo Mobiliza (antigo PMN). Cesar já tentou em outras oportunidades para a prefeitura, e em 2022, foi candidato a deputado federal.