Ricardo Nunes e Guilherme Boulos vão a segundo turno em São Paulo
Candidatos de PSOL e MDB, conseguem superar Pablo Marçal (PRTB), que equilibrou até o final pelo segundo turno, na Capital.
SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) avançaram para a segunda etapa da disputa pela prefeitura, após um primeiro turno que se revelou imprevisível.
Com 100% das urnas apuradas, Nunes, candidato à reeleição, obteve 29,49% dos votos, enquanto Boulos recebeu 29,06%. Ambos superaram Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar com 28,14%. Sendo uma das surpresas da eleição e com potencial para alterar a dinâmica da disputa.
Sem Marçal, a corrida pela prefeitura retorna à polarização inicial entre Nunes e Boulos. O primeiro conta com o apoio, ainda que ambíguo, do ex-presidente Jair Bolsonaro. O segundo é apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, embora tenha se envolvido menos do que se esperava na campanha, é uma figura importante para Boulos.
Em quarto lugar, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) obteve 9,92% dos votos, enquanto o apresentador José Luiz Datena (PSDB). Que concorreu pela primeira vez após várias tentativas de entrar na política, alcançou 1,84%. A economista Marina Helena (Novo) recebeu 1,38% dos votos.
Ricardo Nunes assumiu a prefeitura de São Paulo em maio de 2021, após a morte do prefeito Bruno Covas (PSDB). Antes de se tornar prefeito, Nunes foi vice-prefeito e atuou como vereador por dois mandatos na capital.