Santo André cresce no índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Prefeitura divulgou os dados, e consegue um aumento nos dados com base no desenvolvimento da educação básica.
SANTO ANDRÉ – Dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostram que a nota de Santo André no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) subiu de 6,3 para 6,5 em 2023. Comparado a 2019, o município avançou 15 posições no ranking estadual, superando a média nacional de 6,0.
A Prefeitura destacou que a pandemia evidenciou a necessidade de estabelecer metas a curto, médio e longo prazo para enfrentar os desafios do ensino remoto. Assim, desde 2021, a rede municipal implementou programas de acolhimento para a comunidade escolar e iniciativas para a recuperação da aprendizagem pós-pandemia.
A liderança de Santo André informou que a rede municipal possui diversas ações para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos (crianças, jovens e adultos). Além disso, essas ações incluem a adoção de novas metodologias, formação continuada para os professores, fornecimento de materiais. Atividades no contraturno e outras medidas, com o objetivo de promover um avanço na classificação nacional do IDEB em quatro anos.
A cidade conta com 120 unidades escolares municipais. Atendendo 31.226 estudantes do ensino fundamental, 8.686 crianças em creches, 10.439 alunos da pré-escola e 1.470 estudantes da EJA. Contudo, a equipe conta com 2.912 professores, 120 diretores de unidade, 896 agentes de desenvolvimento infantil, 153 assistentes pedagógicos, 49 professores de atendimento educacional especializado. Entre outros profissionais comprometidos com a educação em Santo André.