São Bernardo: 3,6 mil vagas serão eliminadas após terceirização na Mercedes-Benz

A fábrica irá terceirizar as áreas de logística, manutenção, ferramentaria, laboratório, fabricação e montagem de eixo dianteiro e transmissões de caminhões médios.

SÃO BERNARDO DO CAMPO – Na terça-feira (6), a fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, comunicou que uma modificação no modelo de negócio da empresa irá comprometer 3,6 mil vagas de emprego. A fábrica está instalada no município há mais de 65 anos.

Entre 2018 e 2022, foram investidos cerca de R$ 2,4 bilhões com o lançamento das fábricas 4.0 de caminhões e ônibus, além de produtos tecnológicos e de segurança. Entretanto, a organização afirma ter enfrentado dificuldades para atingir um retorno financeiro satisfatório nos últimos 10 anos. Com isso, foi adotado o chamado “Plano de Transformação” visando a redução de custos.

A Mercedes irá terceirizar as áreas de logística, manutenção, ferramentaria, laboratório, fabricação e montagem de eixo dianteiro e transmissões de caminhões médios. As atividades desses setores serão realizadas por outros fornecedores, prioritariamente da região ABC, o que acarretará na demissão de 2.200 colaboradores, feita por um programa de demissão voluntária.

Cerca de 1.400 trabalhadores temporários não terão os contratos renovados em 2023, “devido a demanda do mercado de veículos comerciais”, como justificou a empresa, que afirmou ainda haver a possibilidade de renovação em caso de “eventuais mudanças significativas nos volumes de produção previstos para o próximo ano”.

O processo de terceirização pode levar um ano e uma negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos será realizada no decorrer desta semana.

As informações são do Site Viva ABC

Deixe seu comentário