São Bernardo do Campo inaugura o primeiro Centro de Diálise ambulatorial público
SÃO BERNARDO DO CAMPO – Na última segunda-feira (04/03), o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, anunciou a inauguração do primeiro Centro de Diálise ambulatorial público municipal. O novo centro visa proporcionar mais qualidade de vida e longevidade no tratamento dos doentes renais crônicos da cidade.
A inauguração contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e da coordenadora da nefrologia, Dra. Katia Galache. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do novo serviço, que oferece equipamentos e instalações modernas para garantir o conforto e a segurança dos pacientes.
Cada conjunto de máquinas, responsável por filtrar o sangue do paciente, tem um custo aproximado de R$ 100 mil, demonstrando o compromisso da gestão em oferecer o que há de melhor em saúde para a população da cidade. O gerenciamento das vagas para o Centro será feito pelo departamento de regulação municipal, que preencherá as vagas gradativamente.
O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, ressaltou que já foi possível desospitalizar 20 pacientes para iniciar o tratamento no novo espaço. Conforme houver melhora clínica dos demais, eles poderão voltar para casa e dar continuidade ambulatorial na diálise.
A nova estrutura, localizada dentro do Hospital de Clínicas (HC) na Estrada do Alvarenga, 1001, já está em operação. Com 12 posições, o centro atende até 72 pacientes por mês, com sessões em três turnos, e irá absorver toda a demanda dos pacientes que antes necessitavam de internação para a realização de hemodiálise.
A iniciativa representa um avanço significativo na saúde pública de São Bernardo do Campo, oferecendo mais conforto, segurança e eficiência no tratamento dos doentes renais crônicos da cidade.