São Bernardo é a 5ª cidade no registro de pipas em fios
Os dados coletados de janeiro a novembro do ano passado apontam que, na Grande São Paulo as falhas dobraram (51%) em relação a 2022.
SÃO PAULO — Um levantamento feito pela Enel de São Paulo em 24 cidades da área de concessão da companhia na Região Metropolitana, apontou São Bernardo, no Grande ABC, é o quinta município com mais ocorrências de pipas na rede elétrica e a mais afetada do Grande ABC nos incidentes.
Os dados coletados de janeiro a novembro do ano passado apontam que, em geral, na Grande São Paulo as falhas dobraram (51%) em relação a 2022 – com um salto de 1.929 para 2.924 casos.
São Bernardo registrou 49 episódios no período, na região se sobressaem Santo André e Mauá, ambas com 46 pipas enroscadas em cabeamentos de energia. Os números das três cidades só perdem para Taboão da Serra, com 53 ocorrências; Carapicuíba, 109; Osasco, 124; e, por fim, para a Capital, com disparadas 2.209 incidências.
A concessionária informou que doutras cidades do Grande ABC, como São Caetano apresentou o menor saldo regional, com apenas uma pipa de impacto no fornecimento elétrico. Diadema chegou a 34 registros, Ribeirão Pires oito, e Rio Grande da Serra fechou o mês com quatro casos.
A Enel descreve a última divulgação do balanço de ocorrências como um alerta para o período de calor, quando a prática de atividades ao ar livre, como o empinar de pipas, se intensifica.
“Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios, podendo levar a curtos-circuitos e derretimento. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte da fiação para restabelecer o serviço”, esclarece Otávio dos Anjos, responsável pela área de segurança do trabalho da Enel São Paulo.
A principal dica da Enel para quando identificadas pipas enroscadas em redes, postes ou antenas é não arremessar objetos nos fios ou tentar resgatá-las. Nestes casos, somente técnicos, treinados pela distribuidora e munidos de equipamentos de segurança, estão aptos à solução.
Já em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, são recomendações isolar a área afetada para inibir a aproximação de possíveis vítimas e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193 e a própria Enel, pelo 0800 727 2196.
“Se for participar da brincadeira, lembre de empinar pipa em um parque ou campo de futebol, por exemplo, longe da fiação. Além disso, é importante reforçar que o material metálico na fabricação do brinquedo não é seguro: as rabiolas laminadas podem agarrar nos fios, conduzir eletricidade e aumentar os riscos de morte. Para piorar a situação aos pedestres e motociclistas, a linha chilena e cerol cortam o cabeamento e são extremamente contraindicadas”, finaliza o especialista.