São Bernardo recebe 2ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+

Além da celebração do orgulho, a segunda edição vai cobrar do poder público melhorias para comunidade.

Segundo estimativa da organização, o evento deverá receber 5.000 pessoas. (Foto | Reprodução)

SÃO BERNARDO – A 2ª edição da Parada LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Aliados, Assexuais) de São Bernardo acontece neste domingo (10). Essa será a primeira vez que o evento ocorre presencialmente. No ano passado, a festa foi realizada de maneira virtual, por conta da pandemia da Covid-19.

A parada começará a partir das 10h, na Rua Túnel, localizada atrás do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Anchieta. Segundo estimativa da organização, o evento, que ocorrerá até às 22h, deverá receber 5.000 pessoas.

A programação conta com grandes nomes da comunidade, como ativista Neon Cunha e a primeira deputada federal negra e trans eleita na história do País, Erika Hilton (Psol), que são presenças confirmadas no evento. Entre as artistas que irão se apresentar está a cantora e apresentadora, Pepita, a ex-integrante do Grupo Quebrada Queer, a cantora Boombeat, a drag queen com 35 anos de carreira e precursora do movimento bate cabelo, Marcia Pantera, entre outros nomes. Com apresentação de Karen Markety e Carla Rangel, o evento contará também com apresentações de artistas locais.

Além da celebração do orgulho, a segunda edição vai cobrar do poder público melhorias para comunidade. Com o lema ‘Sem medo’ pela saúde integral da população LGBTQIA+, a organização reivindica um protocolo exclusivo de atendimento para esse grupo, levando em consideração as especificidades das pessoas, em equipamentos públicos de saúde.

“Em 2020, Ester uma travesti preta em situação de rua, foi queimada viva em São Bernardo pela ausência do Estado. Nessa mesma situação, Suzi uma travesti preta também em situação de rua e com problemas relacionados à saúde mental, foi cruelmente assassinada no município”, destacou a organização.

Paulo Araújo, presidente e fundador da Casa Neon Cunha, uma das entidades organizadoras do evento, ao lado da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Bernardo, destacou que o evento vai além da festa. “A parada é um local para celebrarmos nossa existência, mas não é apenas para diversão, também é um ato político. Utilizamos o espaço para mostrar que existimos e estamos vivos”, disse o presidente.

FEIRA DA DIVERSIDADE

Amanhã, será realizada a primeira Feira de Empreendedorismo LGBTQIAPN+ do município. Promovido pela DiverCidade, Casa Neon Cunha e Associação da Parada, o encontro ocorre na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo e terá um espaço dedicado a palestrantes, empreendedores e membros da comunidade interessados em promover inclusão, respeito e empoderamento. Os participantes já cadastrados poderão participar de palestras, painéis e workshops sobre o tema.

Leia mais:
Deixe seu comentário