São Bernardo revoga uso de máscaras

A cidade já atingiu a meta da OMS de vacinação

A medida já é válida para está sexta-feira (3). (Foto | Reprodução)

SÃO BERNARDO – Em acordo com as decisões do Estado e da Capital, São Bernardo decidiu encerrar a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, para a proteção contra a covid-19, nos ônibus do transporte público municipal, a partir desta sexta-feira (3).

Na mesma data, os usuários também ficam livre da exigência nos os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), linhas sob concessão privada (ViaQuatro e ViaMobilidade), Metrô e coletivos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

O anúncio foi realizado pelo prefeito Orlando Morando (PSDB), que optou por seguir a decisão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e da Prefeitura de São Paulo aos ônibus da SPTrans. São Bernardo era o único município do ABC a exigir máscaras nas dependências dos veículos, uma vez que outras seis cidades optaram por recomendar o uso da proteção facial.

Mesmo assim, Morando afirmou que o governo ainda orienta os passageiros a contarem com as máscaras nos coletivos. “A recomendação está mantida, se você está debilitado ou com sintomas de gripe a máscara é sempre importante. O que muda? Ela deixa de ser obrigatória. Isso vale também para os trabalhadores do transporte”, diz o prefeito.

A administração municipal informou que a cidade já atingiu meta definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para vacinação da população. Atualmente, São Bernardo conta com índice de 89% de pessoas imunizadas contra o coronavírus, com as duas vacinações iniciais, enquanto 44% contam com a dose de reforço.

Mesmo com o fim da obrigatoriedade, quem usa diariamente os ônibus de São Bernardo e da EMTU, além de trens da CPTM, Metrô e concessionárias, deparava-se com outros passageiros sem máscaras. Embora houvesse aviso sonoro sobre a exigência da proteção nas linhas metroferroviárias, era comum usuários sem proteção aos olhares dos seguranças nas estações e nos vagões.

Deixe seu comentário