São Caetano passa a integrar o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

O retorno do município foi homologado pelo colegiado de prefeitos, durante uma assembleia na manhã desta terça-feira (1º), em Santo André.

Prefeitos reunidos na Assembleia. Foto: divulgação

SANTO ANDRÉ — A cidade de São Caetano do Sul, no Grande ABC, aderiu ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, depois de 26 meses oficialmente desligada. O retorno do município foi homologado pelo colegiado de prefeitos, durante assembleia na manhã desta terça-feira (1º).

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar.Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Agora, a entidade volta a contar com todas as sete cidades como consorciadas, em um momento de consolidação de força, talvez a maior desde a sua criação em 1990, agora com participação mais efetiva da Capital nos debates regionais. São Caetano volta a ser consorciado após o prefeito Tite Campanella (PL) ter a aprovação de retorno à instituição regional por parte da Câmara Municipal, há quase uma semana.

A Câmara que havia feito, em 31 de janeiro de 2023, um movimento contrário de desligamento da cidade, a pedido do então prefeito José Auricchio Júnior (PSD), que decidiu deixar o colegiado, por desavenças políticas com o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB).

Ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que participa do Consórcio Intermunicipal como associado, o presidente da entidade e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), anunciou o regresso, agora oficial, de São Caetano.

“Com grande felicidade, oficialmente o nosso prefeito Tite, de São Caetano, adere ao colegiado. Hoje podemos falar que nós temos o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC totalmente unido e documentado e formalizado”, disse.

Para Tite, o Consórcio Intermunicipal vive outro momento em sua história, livre de intrigas pessoais entre prefeitos que antes ali passaram, que agora dá lugar à união entre os atuais consorciados. Outro fator determinante para o regresso de São Caetano é a presença e peso de São Paulo, maior cidade da América Latina, na entidade do Grande ABC, dando maior peso ao grupo e ampliando pontas de diálogos com o Estado e a União.

“Volto com muita alegria e com muito otimismo. Encontro um consórcio muito diferente do que a gente tinha no ano passado. São jovens prefeitos com muita vontade de acertar, com muita vontade de ter uma integração regional. E agora, premiados pela companhia também pela presença do prefeito de São Paulo, que muito vai nos ajudar”, disse Tite, durante coletiva de imprensa, com todos os oito prefeitos reunidos.

Deixe seu comentário