São Caetano terá ferramenta eletrônica para identificar violência de gênero
Foi firmada uma parceria com a organização, com foco na criação de ferramentas que facilitem a identificação de violências contra a mulher a partir do pareamento de dados do sistema municipal de saúde.
A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, no Grande ABC, recebeu essa semana Pedro de Paula e Sofia Reinach, o diretor executivo e a gerente sênior de programas da Vital Strategies, organização global que trabalha em parceria com governos e a sociedade civil, implementando estratégias para enfrentar desafios no setor público.
Por meio da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), foi firmada uma parceria com a organização, com foco na criação de ferramentas que facilitem a identificação de violências contra a mulher a partir do pareamento de dados do sistema municipal de saúde.
As informações extraídas desses prontuários serão cruzadas com dados de sistemas de registro de internações, mortes e notificações de violência. O projeto prevê ainda uma série de estratégias de anonimização dos dados, além do constante monitoramento das dimensões éticas envolvidas na abordagem da violência baseada em gênero.
No encontro, além dos representantes da Vital Strategies Brasil, estiveram presentes as pesquisadores e docentes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da USCS, Alessandra Pellini e Mônica Tilli, que reforçaram a importância do projeto para auxiliar na detecção precoce de violências e instauração oportuna de medidas de prevenção, colocando São Caetano do Sul como um modelo de gestão de dados em saúde para o Brasil.
As informações são da Assessoria de Comunicação