São Paulo lança aplicativo mobizapSP com taxa menor para motoristas e sem cobrança extra em horário de pico

A cadastro no aplicativo é gratuito e tem duração de 5 anos. ( Foto | Reprodução)

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (9) o aplicativo mobizapSP para o transporte de passageiros na capital paulista. Motoristas e passageiros podem se cadastrar gratuitamente.

O valor cobrado de cada corrida para os motoristas será de 10,95%, menor do que o cobrado por aplicativos de empresas privadas, como Uber e 99. Não haverá cobrança de tarifa dinâmica em horários de pico, o que mantém o valor padrão pago pelos passageiros.

O aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais para aparelhos celulares que usam sistemas Android e Apple, mas ainda não é possível utilizá-lo.

Para o aplicativo começar a operar, é preciso da inscrição de 10 a 12 mil motoristas, segundo a empresa responsável pela administração do consórcio vencedor da licitação, a Consulix Tecnologia.

“Em torno de 10 a 12 mil [a gente deve] deve ‘startar ‘a corrida inaugural, fazer força para aumentar a capilaridade. Temos 540 mil motoristas de aplicativo na cidade de São Paulo, 150 mil são ativos de fato”, disse Thiago Hidalgo, CEO da Consulix.

A licitação para o funcionamento do app tem duração de cinco anos e, de acordo com os responsáveis, a taxa de cobrança dos motoristas será mantida inalterada até o fim, sem correção pela inflação de cada ano.

Os passageiros poderão pagar com cartões de crédito e débito ou carteira digital dentro da plataforma, além de pagamento com dinheiro. Caberá ao motorista optar por aceitar ou não corridas neste último formato.

Segundo o secretário de Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito da metrópole, Ricardo Teixeira, a ideia é que o mobizapSP funcione como um “elemento regulador do mercado” de transporte de passageiros por aplicativo.

Deixe seu comentário