São Paulo promove primeiro encontro de crianças superdotadas neste domingo
O encontro deve receber integrantes da capital e do interior do estado, na manhã deste domingo (9), no Parque do Ibirapuera.
SÃO PAULO – O Parque do Ibirapuera, localizado na Zona Sul da capital paulista, realiza o 1º Encontro de Crianças Superdotadas neste domingo (9), a partir das 10h.Organizado pelo maior grupo de apoio a crianças superdotadas do Brasil “Crescer Feliz”, o evento conta com mais de 250 famílias.
O encontro deve receber integrantes da capital e do interior do estado, com o objetivo de promover a ideia de conhecimento e troca de experiências entre famílias e especialistas (neuropsicólogos) que também já confirmaram presença.
Ao g1,Roberta de Castro, uma dos organizadores falou importância de organizar um evento tão relevante. “Teremos muitos abraços entre as famílias porque acolhimento importa e muito nessas horas”, disse Roberta.
Ela disse que a programação inclui ainda uma atividade de recreação para os pequenos gênios demonstrarem suas habilidades.
Superdotados no Brasil
O Brasil ultrapassa 2 mil pessoas superinteligentes identificadas por uma entidade global.
De acordo com a Mensa, uma organização que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 pessoas identificadas com alto QI.
O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 229 pessoas identificadas, e o Distrito Federal em terceiro, com 134. No entanto, esse número deve ser muito maior, aponta Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Mensa Brasil. Para ele, “o país é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada”.
Conforme a Associação Mensa Brasil, 70% dos identificados com altas habilidades ou superdotação, no país, têm entre 19 e 36 anos. O brasileiro mais velho, mapeado, tem 72 anos.