Sebrae realiza workshop para debater o futuro do turismo gastronômico

O workshop será conduzido pelos integrantes da Fundação Instituto de Administração (FIA), da USP.

As reuniões contarão com a presença de empresários da área gastronômica, representantes do setor de turismo das sete prefeituras, parceiros do Sebrae como o Sesc, Senai e Senac. (Foto | Reprodução)

GRANDE ABC – O Sebrae-SP vai realizar nos dias 3 e 4 de maio um workshop para debater futuras ações que possam fazer com que o Grande do ABC seja referência no turismo gastronômico.

Empresários, parceiros da entidade e prefeituras vão iniciar uma ação que visa criar um plano regional sobre o assunto. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta terça-feira (02) a gestora de programas de turismo do Sebrae Grande ABC, Rosiane Moreira, explicou os principais objetivos deste encontro.

“Nós estamos iniciando 2023 com um projeto para o turismo gastronômico e ninguém melhor que nomes representativos da nossa região para construir juntos com o Sebrae uma proposta de um projeto para que a gente possa elevar a nossa gastronomia da região do Grande ABC para um outro patamar. É isso que nós queremos, criar um movimento para que sejamos, por que não, referência na gastronomia”, explicou.

As reuniões contarão com a presença de empresários da área gastronômica, representantes do setor de turismo das sete prefeituras, parceiros do Sebrae como o Sesc, Senai e Senac que vão debater os primeiros passos sobre como criar rotas gastronômicas na região, inclusive aproveitando alguns roteiros turísticos já existentes como o caso da Vila de Paranapiacaba.

Também serão aproveitados os dados referentes aos festivais existentes na região, principalmente aqueles que falam diretamente sobre algum tipo de alimentação como o Festival do Cambuci e o Festival do Chocolate, por exemplo, além de como os bares e restaurantes podem servir como pontos de referência para o turismo regional.

Segundo Rosiane, um dos principais focos está no público regional. “Fiz uma reunião recentemente com um dono de um restaurante falando sobre como trazer o público da Capital, então ele me disse que queria o público do ABC, pois o da Capital já estava frequentando o estabelecimento. Então a ideia é essa, fazer com que o público do ABC conheça mais o ABC”, ressaltou a gestora.

O workshop será conduzido pelos integrantes da Fundação Instituto de Administração (FIA), da USP (Universidade de São Paulo). As dinâmicas que serão realizadas nestes dois dias vão avaliar os problemas existentes, a construção de futuros cenários e o que será definido para o plano que será apresentado posteriormente, e que será iniciado no segundo semestre deste ano e chegará até 2024.

Deixe seu comentário