Sesc São Caetano receberá grupos de violeiros na programação mensal de junho

O encontro será marcado por artistas renomados.

As apresentações seguem até o final do mês. (Foto | Reprodução)

SÃO CAETANO – O Sesc São Caetano recebeu uma série de apresentações de grupos de violeiros a partir desta sexta-feira (2) até 30 de junho.

A primeira delas fica por conta do grupo Violeiros de Diadema. Formado em 2011 em uma oficina de viola caipira nos pontos de cultura do município, o grupo resgata as práticas culturais ligadas às raízes rurais, à moda de viola, à terra, ao sertão, que se encontram submersas no imaginário individual e coletivo da população urbana.

Em 9 de junho, o grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira, fundado em 2009, apresenta o espetáculo Brasil Raízes.

Dia 16 quem se apresenta é o violeiro Paulo Freire em um show repleto de histórias, passando pela música de viola do sertão e a sua transformação no atual panorama da cultura brasileira. Além dos temas caipiras tradicionais, e suas próprias músicas – que foram temas de seriados da TV Globo (incluindo a minissérie “Grande Sertão”), Paulo Freire vai tocar e contar os causos: “como se tornou cunhado de um lobisomem” e “a revelação de Angelino de Oliveira e sua Tristezas do Jeca”. A apresentação contará com tradução em Libras.

No dia 23, o projeto Orquestra Barbarense Feminina de Viola Caipira se apresenta ressaltando a importância da participação feminina na música e na preservação da cultura popular. Em 2015 e 2016, o grupo recebeu o prêmio destaque cultural do ano na categoria “música” pelo trabalho desenvolvido no município, pela formação da orquestra feminina de violas e pela preservação do uso da viola, característica da cultura local.

Fechando a série especial, dia 30, o grupo Violeiros de Mauá se apresenta resgatando a música sertaneja de raiz (caipira). Fundado em 1990, possui cinco trabalhos fonográficos e já levaram o som de suas violas em mais de 1.000 apresentações.

Leia mais:
Deixe seu comentário