SP registra 20 mortes por febre amarela

Embora a dose fracionada ofereça proteção eficaz, a duração pode ser menor, segundo pesquisa iniciada pela Fiocruz em 2009.

Vacina: Paulo Whitaker/Reuters

SÃO PAULO – O estado de São Paulo registrou 32 casos confirmados de febre amarela em 2025, segundo dados da SES (Secretaria de Estado da Saúde). Desde janeiro, 20 pacientes morreram em decorrência da doença.

O ABC em Foco está nos Canais do WhatsApp; clique aqui para participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

O número de mortes é Dos 32 registros, 28 são autóctones, ou seja, a infecção ocorreu no município em que a pessoa reside, e não durante viagens. Dois casos são importados —ambos foram contraídos em Minas Gerais, segundo a secretaria— e dois estão em investigação.

De acordo com a secretaria, 24 casos foram notificados na região de Campinas. As infecções aconteceram na cidade e nos municípios de Amparo, Socorro, Tuiuti, Joanópolis, Valinhos, Pedra Bela, Piracaia, Vargem, Bragança Paulista, Pedreira, São Pedro, Nazaré Paulista e Águas de Lindoia. Além disso, há registros em Brotas, São Pedro e Caçapava.

Embora a dose fracionada ofereça proteção eficaz, a duração pode ser menor, segundo pesquisa iniciada pela Fiocruz em 2009. De acordo com a OMS, estudos mostram que a dose fracionada da vacina contra febre amarela, administrada com 20% da dose regular, ainda fornece imunidade total contra a doença “por pelo menos 12 meses e provavelmente mais”.

Deixe seu comentário