Trabalhadores da rede municipal de saúde de São Bernardo entraram de greve
FUABC informou, que está seguindo as orientações técnicas da Secretaria de Saúde.
SÃO BERNARDO – Trabalhadores da rede municipal de saúde de São Bernardo decidiram, em assembleia nesta quarta-feira (10), encaminhar à Secretaria de Saúde do município aviso de greve contra a onda de demissões iniciada na sexta-feira pela FUABC (Fundação do ABC), que faz a gestão do Complexo Hospitalar da cidade.
O presidente do SindSaúde ABC, sindicato da categoria, Almir Rogério da Silva, o Mizito, informou que o documento será protocolado na sede da Pasta, na Rua João Pessoa, e deverá ser endereçado a Geraldo Reple Sobrinho, responsável pela área desde 2017, ano em que o prefeito Orlando Morando (PSDB) assumiu o primeiro mandato.
Indignado com a falta de diálogo por parte da administração municipal e da FUABC, o dirigente disse ainda que a entidade também pretende recorrer à Justiça com pedido de liminar para reintegrar os funcionários demitidos, assim como ir ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para tentar uma conciliação com os empregadores na mesa de negociação. “Por mais que essa administração não dialogue com ninguém, que se achem os soberanos, nós vamos buscar a reintegração dos demitidos de forma amigável”, comentou Mizito.
O dirigente se disse também preocupado com informações de que o número de demissões pode chegar a 500 funcionários, entre os quais 200 que trabalham no Hospital de Clínicas, unidade que teria dois andares desativados, segundo comentários de trabalhadores que estiveram na assembleia de ontem.
A vereadora Ana Nice (PT) acompanhou a assembleia e disse ter recebido com indignação a notícia de que a Prefeitura tinha iniciado cortes na saúde, área que atravessa grave crise, com falta de profissionais, de medicamentos e prédios com problemas estruturais, entre outros.
FUABC
Questionada sobre o número de demissões consolidado até ontem e qual o total previsto de desligamentos, a FUABC informou, em nota, que “está seguindo as orientações técnicas da Secretaria de Saúde de São Bernardo, destinadas a conferir maior eficiência dos recursos existentes, para o melhor atendimento da população e dentro dos limites financeiros e orçamentários”.