Veículos de imprensa fazem defesa no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

A ação também busca defender a integridade dos jornalistas profissionais que sofrem, cada vez mais, com ataques aos profissionais

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa — Foto: g1
Dia Nacional da Liberdade de Imprensa — Foto: g1

SÃO PAULO –   Nesta terça-feira (7), o Brasil comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Diante dos casos de violência contra profissionais da imprensa, o consórcio de veículos de imprensa se uniu em uma ação que reforça a importância do acesso à informação de qualidade pela sociedade.

Para reafirmar a importância da data, o consórcio faz uma defesa da liberdade de imprensa, deixando claro que sem informação não há cidadania plena. A ação também busca defender a integridade dos jornalistas profissionais que sofrem, cada vez mais, com ataques e ameaças no exercício da profissão.

Todos os jornais impressos e sites do consórcio publicaram nesta um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto de suas capas, com o texto “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional”.

Conforme o G1, um texto localizado na parte de baixo de uma página em branco explica: “Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia”.

O consórcio de veículos de imprensa totaliza e divulga os números de casos e mortes da pandemia de Covid no Brasil desde junho de 2020, em um trabalho que recebeu prêmios pelo papel importante na divulgação de dados confiáveis e relevantes ao público.

A ação desta terça reúne g1, TV Globo, GloboNews, O Globo, Extra, Valor Econômico, CBN, Estadão, Rádio Eldorado, Folha de S.Paulo e UOL.

No g1, a homepage traz no alto a tarja da campanha.

Deixe seu comentário