Após polêmicas, Secretário de Habitação de Diadema é exonerado

DIADEMA – Ronaldo Lacerda (PDT) foi exonerado da Secretaria de Habitação de Diadema nesta sexta-feira (1º). A decisão foi publicada no Diário Oficial do município. A demissão ocorreu no mesmo dia em que a Guarda Civil Municipal entrou em confronto com famílias que invadiram um terreno particular na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no Bairro Eldorado.

O governo do prefeito José de Filippi Júnior (PT) afirmou que a saída de Lacerda já estava programada e não tem relação com o conflito. No entanto, moradores relatam que estavam sendo ameaçados pelo ex-secretário para que deixassem a área invadida.

Representante das 45 famílias invasoras, Sidney Soares, presidente da Associação Monte Sinai, afirmou que o terreno é alvo de um processo de grilagem movido por Lacerda, que teria ligação com a Associação Pró-Moradia Liberdade.

Jandira Rodrigues, primeira moradora do espaço, acusou o ex-secretário de tê-la ameaçado de morte. Ela afirmou que mora no terreno desde os 14 anos e que já percebia interesse sobre a área desde os anos 1995. Jandira recebeu permissão para ficar no terreno dos herdeiros e ganhou uma parte da área por usucapião em 2014.

Questionada sobre os motivos da exoneração do secretário, a Prefeitura confirmou que a medida já era aguardada e não tem relação com o conflito no terreno.

O confronto entre Guarda Civil Municipal e invasores ocorreu durante a manhã, quando agentes chegaram ao local com uma ordem de despejo. Houve agressões e uma confusão generalizada, controlada posteriormente. A Prefeitura legitimou a ação, alegando que a desmobilização da ocupação irregular estava sendo conduzida pela Comissão Especial Intersecretarial de Controle de Ocupação da cidade.

Deixe seu comentário