Campanha de vacinação contra a Influenza é prorrogada em Diadema e Ribeirão Pires

O público-alvo da campanha inclui, além dos grupos prioritários, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, de acordo com a ampliação determinada pelo Ministério da Saúde em 2023.

A aplicação da vacina pode ser feita simultaneamente com outras vacinas de rotina e com os imunizantes contra a Covid-19, sem restrições. (Foto | Reprodução)

GRANDE ABC – Diadema e Ribeirão Pires prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) e oferece uma nova oportunidade para que a população se proteja contra a doença. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do municípios, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento prévio.

Todos os indivíduos a partir de 6 meses de idade que ainda não foram vacinados são encorajados a procurar sua UBS o mais breve possível para garantir a imunização contra a Influenza, especialmente aqueles que fazem parte dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, como idosos, crianças, profissionais da saúde, entre outros.

O secretário municipal da saúde de Diadema, José Antônio da Silva, destaca a importância da vacinação como a forma mais eficaz de prevenir complicações graves decorrentes da doença, como hospitalizações. Além disso, a vacinação contribui para reduzir a disseminação da gripe, uma vez que pessoas imunizadas têm menor probabilidade de contrair e transmitir o vírus.

Para receber a vacina, basta comparecer à UBS de referência, apresentar documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável maior de idade.

Empresas locais que desejam participar da campanha de vacinação em suas instalações podem entrar em contato com a Vigilância em Saúde para avaliar a possibilidade de oferecer a vacinação internamente.

A campanha de vacinação contra a Influenza teve início em 10 de abril e a vacina deste ano é do tipo trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A aplicação da vacina pode ser feita simultaneamente com outras vacinas de rotina e com os imunizantes contra a Covid-19, sem restrições.

O público-alvo da campanha inclui, além dos grupos prioritários, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, de acordo com a ampliação determinada pelo Ministério da Saúde em 2023. Gestantes podem ser vacinadas em qualquer momento da gestação e mulheres em puerpério (período de 45 dias após o parto) também estão aptas a receber a vacina, que proporciona benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê nos primeiros seis meses de vida.

AUMENTO DO COBERTURA VACINAL EM RIBEIRÃO PIRES

Desde o seu início em 10 de abril, a cidade já imunizou um total de 31.640 pessoas, atingindo 46% da cobertura vacinal. Apesar da média de imunização contra a influenza na cidade estar próxima à média do Estado de São Paulo, ela se encontra abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que visa alcançar uma cobertura vacinal de 90% da população.

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na cidade, o Secretário de Saúde, Audrei Rocha, destaca a importância de receber a dose da vacina. Além de proteger o indivíduo vacinado, a maior adesão à campanha contribui para a redução da disseminação do vírus na comunidade como um todo.

Deixe seu comentário