Eleição para escolha do novo presidente do Consórcio do Grande ABC é adiada

A eleição para escolha do novo presidente do consórcio foi adiada em razão do prefeito de Diadema, Filippi precisar passar por procedimentos.

SANTO ANDRÉ — A diretoria do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com sede em Santo André, no Grande ABC, decidiu adiar o pleito para a escolha do novo presidente da entidade.

A eleição foi adiada em razão do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), precisar passar por procedimentos médicos na manhã de quarta-feira (31). Ele não conseguiria chegar a tempo da assembleia-geral dos prefeitos, marcada para às 11h.

De acordo com o secretário-executivo da entidade, Mário Reali, a eleição deve ser marcada para a semana que vem. “Acredito que vamos marcar para a semana que vem. A ideia é fazer a assembleia antes do carnaval. Alinhamos com todos os prefeitos hoje de manhã essa questão do adiamento, porque não teria sentido fazer a assembleia com a vice-prefeita – Patty Ferreira (PT)-se a ideia é fazermos a eleição e o Filippi já tomar posse e iniciar os trabalhos”, disse Mário. 

O nome de Filippi já é consenso entre os chefes do Executivo para ele voltar a comandar a entidade regional-ele presidiu o bloco em 2003. Com quatro mandatos de prefeito de Diadema no currículo, além de ter sido secretário de Obras da cidade, deputado estadual e federal e secretário de Saúde, o petista terá a missão de alavancar o Consórcio Intermunicipal enquanto entidade que pensa políticas públicas para o futuro. 

Na gestão de Marcelo Oliveira (PT), prefeito de Mauá e presidente do Consórcio em 2023, o Consórcio buscou recuperar a liderança dos grandes temas regionais, como as próximas etapas da economia local, sustentabilidade e eletrificação dos setores públicos, como mobilidade urbana. Para isso, contou com suporte de Mário Reali, grande aliado de Filippi.

O ex-prefeito de Diadema, o secretário-executivo, disse ainda não saber se continuará no cargo durante a gestão de Filippi.  “Em tese, pela minha proximidade com o Filippi, eu ficaria mais à vontade aqui. Mas temos um grupo muito bem estruturado e alinhado às nossas pautas. Então, com ou sem mim, o Filippi vai ter muito sucesso como presidente do Consórcio”, encerrou Mário. 

Deixe seu comentário