Ministra da Saúde anuncia R$ 287 mil para novo hospital de Diadema

O planejamento da administração de Diadema é construir o novo hospital com 200 leitos no terreno onde hoje funciona o Paço

Segundo a ministra, já está reservada parte da quantia para erguer o novo complexo de saúde no orçamento da pasta deste ano. (Foto | Reprodução)

DIADEMA – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que o governo federal vai repassar R$ 287,3 milhões para Diadema construir seu novo hospital. A confirmação foi feita na tarde desta sexta-feira (6), no auditório do Quarteirão da Saúde, no Centro.

Segundo a ministra, já está reservada parte da quantia para erguer o novo complexo de saúde no orçamento da pasta deste ano – os repasses vão até 2026.

“Visitei as instalações e, depois de muitas conversas com o prefeito José de Filippi Júnior (PT), vimos que precisamos ajudar com esse equipamento. Vimos a necessidade de mudar (o hospital). Temos, desde o começo do ano, adotado uma política de fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) e reparar algumas injustiças, sobretudo de custeio”, discursou a ministra.

O planejamento da administração de Diadema é construir o novo hospital com 200 leitos no terreno onde hoje funciona o Paço, na Rua Almirante Barroso, Vila Santa Dirce, região central da cidade. O atual equipamento municipal de saúde está localizado no bairro Piraporinha e, apesar de passar por reforma, apresenta diversos sinais de desgaste.

Desde o começo do ano, Filippi tem buscado linhas de financiamento para construção do hospital – vem mantendo tratativas com a União e até pediu suporte do governo do Estado. Um dos entraves encontrados envolveu questões burocráticas, uma vez que Diadema não tinha todas as certidões negativas validadas. No fim do mês passado, a Prefeitura anunciou que havia regularizado a situação para contrair empréstimos.

“Vamos iniciar parcerias, trabalho em conjunto de construção e reconstrução da nossa cidade”, disse Filippi, em seu discurso. O petista afirma que o novo hospital municipal funcionará conectado com a rede de 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já existentes e com as futuras três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), uma em cada região da cidade, e novo pronto-socorro central.

A reformulação da saúde que Filippi pretende fazer em Diadema envolve a construção das UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) Centro e Paineiras e, futuramente, erguer uma unidade na região Leste, provavelmente no bairro Piraporinha.

Leia mais:
Deixe seu comentário