Moradores denunciam longa espera para atendimento na UBS Vila União em São Bernardo

O previsto é que até que todas as obras sejam concluídas e o prédio totalmente liberado pela Defesa Civil. (Foto | Reprodução)

SÃO BERNARDO – Moradores dos 22 bairros atendidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila União, no Grande Alvarenga, ainda seguem esperando atendimento médicos e consultas, pelo menos até o fim deste mês. As denuncias foram feitas pelo site o Diário.

O atendimento na unidade foi interditado parcialmente pela Defesa Civil de São Bernardo em 31 de março, porque havia risco do teto desabar por causa de danos estruturais provocados pela chuva, segundo explicou, à época, a administração do prefeito Orlando Morando (PSDB).

No entanto, o aposentado Nelson Alves de Souza, 73 anos, disse ter acompanhado a ação da Defesa Civil no dia em que houve a interdição da UBS, e que a avaliação dele e de usuários da unidade é de que o problema não foi a chuva, mas a construção de muro de arrimo e de contenção ao lado e atrás da unidade. 

A estimativa era que o término da obra fosse para o fim de junho, caso não ocorresse nenhuma intercorrência. Passados pouco mais de dois meses do inicio, os usuários da UBS ainda só têm acesso à retirada de medicamentos, curativos e vacinas. 

O previsto é que até que todas as obras sejam concluídas e o prédio totalmente liberado pela Defesa Civil, quem precisa de consulta ou de atendimento odontológico terá de buscar os serviços em outras unidades – como as UBSs Ipê e Orquídea –, o que obriga muitos moradores a recorrerem ao transporte público para o deslocamento. 

Até o momento, a Secretaria de Saúde não emitiu um comunicado informado a situação da unidade e uma possível alternativa.

Leia mais:
Deixe seu comentário