Qualidade de vida no trabalho é pra todo mundo?

Como você pratica sua atividade profissional? Preste atenção se a atividade que você faz traz algum risco para a sua saúde.

É comum ouvir que prestar atenção à qualidade de vida no trabalho (QVT) ou se preocupar com ela é para quem ganha muito ou tem tempo sobrando.  Ou seja, não é para qualquer pessoa!  Interessante perceber que essa fala é comum quando falamos da saúde de uma forma geral.  

“Não posso me preocupar com isso agora” e “Tenho coisas mais importantes para fazer ” são falas corriqueiras.  Até quando será assim? Até quando, a saúde será vista como privilégio e não como direito, como prioridade? Da mesma forma acontece com a qualidade de vida no trabalho. Independente do ofício que você exerça, você precisa ter um olhar para a qualidade de vida no exercício do seu trabalho.  Mas, por quê? 

Primeiro, porque se você não está atento a isso, você não está atento a você mesmo. Porque falar de qualidade de vida no trabalho é falar do olhar para si, para suas necessidades. Estar atento aos seus sinais: vive cansado, não se alimenta direito, dorme mal, não cuida minimamente de si, não percebe o seu corpo, não sabe como vai a sua saúde física, não presta atenção na sua saúde mental (no seu estresse, na sua ansiedade). Lembre-se que você precisa estar saudável para desempenhar o seu trabalho. 

Num segundo momento, reflita sobre sua atividade laboral. Como você pratica sua atividade profissional? Preste atenção se a atividade que você faz traz algum risco para a sua saúde. Se traz, como você tenta se prevenir? Os seus processos de trabalho precisar ser pensados de forma a diminuir os riscos aos quais você está exposto. É necessário usar os equipamentos de proteção individual e coletivos, bem como seguir as normas de segurança preconizadas para a sua atividade. 

Outro fator importante é a sociabilidade.  Você consegue se relacionar bem com seus colegas de trabalho? Um ambiente laboral que te possibilita um espaço harmonioso e amigável, onde você é capaz de expor suas ideias com tranquilidade e trocar experiências que facilitam o trabalho em equipe são essenciais. Ambientes sadios favorecem a construção de relações saudáveis de trabalho.  Mesmo que você seja o único funcionário do seu negócio, saber se relacionar com as diferenças e estar aberto ao diálogo irão te proporcionar maior facilidade ao propor parcerias ou quando for vender seu produto. 

Qual foi a última vez que você investiu no seu crescimento profissional? Algumas pesquisas dizem que o profissional do futuro é aquele que nunca para de aprender.  É necessário estarmos atentos ao investimento que fazemos nesse campo. Algumas empresas já proporcionam oportunidades de aprendizado e planos de carreira. Mas, cabe a cada pessoa se dedicar, especialmente, quando está em um empreendimento individual.  É necessário planejar e investir, tanto no conhecimento acadêmico, quanto em melhorias tecnológicas, estruturais e administrativas. Aprender mais sobre seu ofício para fazê-lo cada vez melhor. 

Fundamental, também, é valorizar os processos de comunicação dentro do seu negócio/emprego. O que será que falam por aí do seu trabalho e do seu produto? Dar um retorno (um feedback) aos funcionários a respeito de como está seu desempenho e quais as expectativas da empresa a seu respeito (e vice-versa) é vital; bem como saber como o seu produto é visto pelo consumidor. Nesse campo, temos visto crescer os diferentes mecanismos que proporcionam esse diálogo, tal como os famosos serviços de atendimento ao consumidor.  

Além desses fatores, um quesito muito importante diz respeito ao reconhecimento. O nosso salário pode ser reconhecido de várias formas. Não só pelos elogios, pelo crescimento do negócio ou pela valorização do nosso produto. Outras formas de valorização são remuneração justa, boas condições de trabalho, programas de progressão na carreira, programa de benefícios (descontos em bens e serviços, planos médicos ou odontológicos, vale transporte e alimentar, etc.).

Muitas são as demandas que compreendem a qualidade de vida no trabalho e cada uma delas deve ser pensada, planejada e executada a depender do tipo de atividade, de quem exerce esse trabalho, dos seus pontos fortes e fracos, dos seus objetivos e desafios futuros. Esse olhar diferenciado acerca do seu negócio, do seu ofício, é essencial para o futuro do seu empreendimento porque nenhum trabalho pode ser realizado sem pessoas. Você é seu maior e mais valioso recurso, assim como as pessoas que trabalham com você. Proporcionar uma boa qualidade de vida no trabalho é valorizar-se e valorizar as pessoas que trabalham com você.

O artigo não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Por: Eneida Bomfim

Deixe seu comentário