São Bernardo encerra Jogos da Melhor Idade 2023 como segunda colocada

Essa foi a primeira vez em que São Bernardo abrigou o Jomi, maior torneio de esportes do Estado para atletas com idade acima de 60 anos.

Os jogos contou com 14 modalidades e 26 cidades participantes. Além da competição reuniu 2.000 pessoas, sendo delas 1.800 atletas. (Foto | Reprodução)

SÃO BERNARDO – Referência na infraestrutura e grande organização de eventos esportivos, São Bernardo registrou domingo (23) o encerramento da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023, sediada no município desde o dia 17.

Na classificação final da competição ligada ao governo do Estado, a cidade anfitriã ficou com a segunda colocação, ao somar 188 pontos no total, atrás apenas de Praia Grande, que se sagrou campeã geral, alcançando 191 de pontuação. A terceira posição foi ocupada por Santo André, com 148 pontos.

Essa foi a primeira vez em que São Bernardo, que faz parte da 1ª Região de São Paulo, abrigou o Jomi, maior torneio de esportes do Estado para atletas com idade acima de 60 anos. Dez espaços esportivos do município receberam jogos. Com 14 modalidades e 26 cidades participantes, a competição reuniu 2.000 pessoas, sendo delas 1.800 atletas. A etapa – o Estado é subdividido em oito regiões – é classificatória à final estadual. Os campeões e vice de cada região disputam a fase decisiva, marcada para ocorrer entre 26 de junho e 2 de julho, em São José do Rio Preto.

Durante a participação, São Bernardo se destacou, principalmente, nas modalidades de Atletismo, natação, tênis (duplas), tênis de mesa, bocha, dança de salão, malha e coreografia, liderando a classificação final de 11 das 42 categorias dos Jogos – uma a mais, inclusive, que Praia Grande.

“O saldo do Jomi é extremamente positivo. São Bernardo sediou o evento com a satisfação de entregar o melhor em termos de estrutura. Muito além do resultado, a competição promove, na prática, a ampliação da qualidade de vida e envelhecimento saudável, além de reforçar a participação em atividades de integração social. Digo que quanto mais próximos dos esportes estão os jovens, mais longe estão das drogas e, para os idosos, quanto mais perto dos esportes, mais longe dos remédios”, frisou o prefeito Orlando Morando. “Uma honra”, emendou.

Secretário de Esportes de São Bernardo, Alex Mognon pontuou que a realização exitosa do evento é sinônimo de celebração ao esporte, saúde e à vida. “Foi um sucesso, recepcionando aproximadamente 2.000 integrantes e 26 delegações. A competição compõe parte de uma política na qual incluímos ações voltadas à população idosa com a implantação de cursos e treinamentos esportivos adaptados, bem como a disponibilização de novos espaços e estruturas à pratica da atividade física e de lazer às pessoas da melhor idade”, disse, referindo-se ao programa Campeões da Vida, implementado em 2017 e que hoje atua com mais de 700 pessoas maiores de 60 anos.

A competição estadual já havia ocorrido neste ano na cidade de Lençóis Paulista, entre março e abril, com vitória de Piracicaba. Guaratinguetá, que forma a 2ª Região do Estado, recebeu os Jogos – vencidos por São José dos Campos – no mesmo período que São Bernardo.

O rol de cidades participantes do Jomi foi integrado, além de São Bernardo, por Barueri, Bertioga, Carapicuíba, Cotia, Cubatão, Embu, Embu Guaçu, Guarujá, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Jandira, Juquitiba, Mauá, Mongaguá, Osasco, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Santo André, Santos, São Caetano, São Paulo, São Vicente, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Deixe seu comentário