São Caetano planeja adotar tarifa zero nos ônibus municipais a partir de novembro

Se aprovado, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade.

Transporte público. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
Transporte público. Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

SÃO CAETANO — A Prefeitura de São Caetano do Sul, no Grande ABC, anunciou a tarifa zero para os ônibus da cidade. O projeto de lei foi entregue à Câmara de Vereadores na segunda-feira (16), pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

Se aprovado, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade. A expectativa da Prefeitura é a de que a tarifa passe a vigorar em 1º de novembro, a depender da tramitação no legislativo.

Até hoje, apenas a cidade de Vargem Grande Paulista adota a tarifa zero dentre as 39 cidades da Grande São Paulo. O prefeito disse que, a tarifa zero será possível porque desde 2017 fizeram um “forte ajuste de caixa”.

A Prefeitura pagará a totalidade da tarifa, R$ 5 por passageiro, diretamente à Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.

Atualmente, a cidade tem 15 mil passageiros por dia e a prefeitura afirmou que vai adicionar mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos.

Um levantamento da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) , mostra que as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus (considerando 1 ocupante por moto e 50 por ônibus).

Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus (considerando 1,3 ocupante por automóvel e 50 por ônibus).

Deixe seu comentário