Tarcísio anuncia R$ 150 mi de aporte na Saúde de São Bernardo

O valor evitará 600 demissões e manterá leitos existentes nos principais hospitais da cidade

Tarcísio também foi questionado sobre a possibilidade de estadualização do Hospital de Clínicas José de Alencar. (Foto | Reprodução)

SÃO BERNARDO – O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) visitou São Bernardo nesta sexta-feira (19). O chefe do Executivo Paulista vistoriou as obras do Parque da Cidadania, no bairro Planalto. Freitas aproveitou e anunciou um aporte de R$ 150 milhões nos repasses que o município receberá na área da Saúde. O valor evitará 600 demissões e manterá leitos existentes nos principais hospitais da cidade.

“O Governo do Estado vai dar o suporte, vai dar a mão, isso vai ser feito de imediato para manter as pessoas empregadas, para manter o efetivo da Saúde trabalhando e para dar o alívio que é tão importante aqui para o município. Estamos acompanhando o esforço do (prefeito) Orlando (Morando, PSDB) e vamos nos somar nesse esforço”, disse Tarcísio.

Os valores vão chegar aos cofres da cidade conforme a confirmação da manutenção dos leitos, e por consequência, das equipes que poderiam perder seus empregos. Houve tentativas de negociações e até mesmo uma tentativa de greve foi buscada pelo SindSaúde ABC (Sindicato dos Funcionários da Saúde do ABC) após a informação ser espalhada.

Tarcísio também foi questionado sobre a possibilidade de estadualização do Hospital de Clínicas José de Alencar. O governador considera que o mais importante é garantir os investimentos e inclusive afirmou que buscará junto à Assembleia Legislativa a possibilidade de aumentar o orçamento da Saúde para dar mais auxílio para os municípios, principalmente levando em conta a estimativa de que 30 milhões de habitantes do estado utilizam os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

“A sensibilidade dele (Tarcísio) vai garantir com que São Bernardo não feche leitos hospitalares. Temos um risco eminente de ter que fechar leitos. O recurso é limitado, eu expliquei ao governador que já sabia. Nós somos a maior cidade do ABC e não temos um hospital estadual. Diadema tem o Serraria, Santo André tem o Mário Covas e o nosso Hospital de Clínicas faz um atendimento regional de alta complexidade”, disse Morando ao agradecer o aporte.

Leia mais:
Deixe seu comentário