Vereador denuncia suposto abuso de poder político e econômico publicidade em anúncios com jornal de São Bernardo

O jornal circulou na cidade nos últimos dois dias com anúncios da Prefeitura, atacando postulantes ao cargo executivo.

Vereador denúncia suposto abuso. Foto: reprodução Diário do Grande ABC
Vereador denúncia suposto abuso. Foto: reprodução Diário do Grande ABC

SÃO BERNARDO — Uma representação contra o Jornal São Bernardo News foi protocolada no Ministério Público, pelo vereador Glauco Braido (PSD), por suspeita de usar verba pública com anúncios.

O jornal circulou na cidade nos últimos dois dias com anúncios da Prefeitura. A capa do veículo descreve uma luta pelo Paço, em razão da eleição deste ano, na qual o deputado federal Alex Manente (Cidadania) está ao lado do estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), contra Orlando Morando (PSDB) e seu possível indicado à sucessão, o ex-deputado federal Marcelo Lima (PSB). 

Nas matérias internas, o veículo faz comparativos entre Alex Manente e a deputada estadual Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito de São Bernardo, em uma tentativa de atacar o parlamentar federal, que se postula como candidato ao Paço.

Na página 3, o jornal traz uma notícia com título ‘Oposição cada vez mais alinhada contra a gestão Orlando Morando em SBC’, e nova imagem de Manente aliado a Luiz Fernando como oposição ao governo tucano. Nessa mesma edição, o veículo publiciza ações institucionais em favor da administração de Orlando Morando.

Uma delas é sobre o Hospital da Mulher, inaugurado no ano passado, e a outra sobre a medida adotada pela gestão Morando com desconto de 40% no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para proprietários de veículos licenciados em outros municípios. A campanha foi denominada de Emplaca SBC. 

Segundo consta na representação, a presença das propagandas da gestão Morando configura como abuso de poder político e econômico, por se tratar de um conteúdo com viés eleitoral. 

‘Tem sinais de que é propaganda de São Bernardo. Se isso for real, pode ter dinheiro público envolvido e isso aí é abuso econômico e político da máquina. A gente entrou com uma denúncia no Ministério Público para apurar se esse jornal é real e ao mesmo tempo tomar as medidas necessárias. Porque, assim, chega a ser até devastador utilizar verba pública para fazer esse tipo de jornal”, declarou o vereador. 

Pego de surpresa com a circulação do jornal, Glauco também chamou de falsa a informação divulgada pelo jornal de que Alex Manente estaria se aliando a Luiz Fernando. 

“É um erro que ele (Orlando Morando) cometeu que eu não tinha visto nos últimos dez anos de política, além do conteúdo divulgado, que é fake news”, comentou. 

Fato que corrobora para a declaração de Glauco é que Alex Manente abdicou de sua candidatura na eleição de 2020 para apoiar a reeleição de Orlando Morando. 

Ao Diário, o dono do ABC News, Elias Lubaque, disse que “não foi essa conotação, a questão foi que ele é candidato a prefeito que faz suas críticas ao governo atual, e automaticamente acaba ficando do lado do PT, que também faz suas críticas, coisas normais entre eles que disputam o poder.” 

Em nota, a Prefeitura informou “que o anúncio não foi autorizado e nem pago pela administração municipal. Ressalta-se que a situação foi encaminhada à Procuradoria-Geral do município para que o veículo de comunicação em questão responda juridicamente pelo exemplar publicado”. 

Lubaque disse à reportagem que não avisou a Prefeitura sobre a divulgação do jornal. “Não os procurei e nem pedi autorização. (Eles) Não sabiam”. 

Deixe seu comentário